Ponto Turístico Estação Ferroviária - Maria Fumaça 353

Estação Ferroviária - Maria Fumaça 353

Guararema/SP escreve mais um importante capítulo da história da preservação da memória e do patrimônio ferroviário desde o dia 16 de outubro, com o início dos passeios definitivos do “Trem de Guararema”. Personagem principal desse capítulo, a locomotiva 353 passa a ser a maior movida a vapor em operação no país.

Como a história de Guararema se confunde com a história do transporte ferroviário, a “Velha Senhora”, como é conhecida, já foi personagem de outras histórias ocorridas no município. A locomotiva pertencia a Estrada de Ferro Central do Brasil e fazia o trajeto entre São Paulo e Rio de Janeiro, contribuindo muito para o desenvolvimento de Guararema.

Agora, a “Velha Senhora” volta aos trilhos com a proposta de preservação ferroviária, resgate histórico e cultural, além de fomento ao turismo cultural. O projeto, que envolveu a Prefeitura, órgãos públicos federais, iniciativa privada e entidade de preservação da memória ferroviária, é uma soma de grandes resultados como o restauro da locomotiva 353, a revitalização das Estações Ferroviárias do Centro e de Luís Carlos, a reconstrução da via férrea no trecho do passeio, a autorização da realização do passeio e a reconquista do transporte ferroviário de passageiros de Guararema.

Fabricada nos EUA em 1927 e completamente restaurada para rodar em Guararema, a Maria-Fumaça 353 conta com três carros de passageiros da década de 30 que comportam, ao todo, 142 passageiros.

Circulando entre a estação Central e a estação de Luís Carlos, em um trecho 5,5 quilômetros, autorizados pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) mais os desvios, o que compreende um trajeto de 6,8 quilômetros, o passeio cultural promove uma verdadeira volta ao passado, porém, tem o futuro como destino, pois será utilizado como um projeto piloto para demais municípios que tenham viabilidade técnica para implantação do passeio.

 

ONDE ESTAMOS

FAZER ROTA