Conheça Guararema

Guararema

A cidade localizada em ponto estratégico de 80 km de São Paulo e cortada pelas principais rodovias do país, Guararema é um paraíso tão perto da capital paulista e convida turistas a se desligar do estresse e correria do dia a dia e encantar-se com as belezas naturais tão bem preservadas aqui.

A Mata Atlântica está em boa parte do território do município e o Rio Paraíba do Sul cortando a cidade colaboram para que muitas espécies de plantas nativas e animais silvestres sejam vistos e clicados por turistas e visitantes diariamente. É comum vermos tucano-tocoMaritacasTrinca-ferroCapivarasMacaco prego,  esquilos, Gavião-caboclo e várias espécies da mata nativa posando para um clique.

A cidade foi emancipada no ano de 1898, mas sua história começa em 1560 quando Braz Cubas descobriu ouro durante uma de suas entradas pelo sertão. A descoberta foi prontamente comunicada ao rei de Portugal por uma carta datada de 25 de abril de 1562.

Braz Cubas desceu pelo curso do Rio Paraíba. Segundo o historiador Isaac Grinderg, este foi o primeiro homem a pisar nesse solo.

Em 1625, o aldeamento passou à administração dos jesuítas. Em 1652, os padres erigiram a primeira capela na vila, a Igreja da Freguesia da Escada. No primeiro século de existência a igreja dos jesuítas foi a única da vila e o centro do povoado. A situação política começou a mudar a partir de 1875, quando Dona Laurinda de Souza Leite, a fim de auxiliar uma ex-escrava, doa terras a Maria Florência, que passa a liderar o processo de construção da atual Igreja Matriz. Com o auxílio de outras pessoas e usando algumas de suas economias, Maria Florência conseguiu terminar a construção da Capela de São Benedito em pouco tempo. Com isso, foram se estabelecendo outros moradores nas adjacências da capela, formando-se um vilarejo que recebeu o nome de Guararema, que vem do tupi gwra'rema, que significa "madeira mal-cheirosa", devido à grande quantidade na região de uma espécie de árvores com esta característica, conhecida como Pau D’Alho. O povoado que se formou em torno dessa igreja cresceu ainda mais com a Estrada de Ferro Central do Brasil, inaugurada em julho de 1876, no trecho entre Mogi das Cruzes e Jacareí. Com a passagem da estrada de ferro pela vila, ela transforma-se em sede e imigrantes de vários países passaram a morar na vila.

Vários tipos de turismo podem ser explorados em nossa cidade, como o Gastronomico, Religioso, Ecologico e Rural.

Assim é Guararema, uma cidade que recebe visitantes e turistas de braços abertos. Venha nos conhecer, aqui você vai se surpreender...

 

PRINCIPAIS PONTOS TURÍSTICOS

ONDE ESTAMOS

FAZER ROTA

SIGA GUARAREMA

DISTÂNCIAS DAS PRINCIPAIS CIDADES

São Paulo 80KM
Jacareí 10KM